Dicas para escolher o tipo de loja virtual

Existem muitas ferramentas gratuitas ou muito baratas para montar uma loja online atualmente, cada vez mais. Isso tem inegavelmente um lado positivo, pois temos mais empresas e empreendedores do ramo da internet montando ferramentas para lojas virtuais o que da mais oportunidades para outras empresas de outros ramos oferecerem seus produtos online. É sempre importante buscar conselhos e informações antes de abir uma loja online, você pode conferir algumas dicas para abrir sua loja virtual.

Mas quanto aos diferentes tipos de lojas virtuais, quais valem a pena? Vamos analisar brevemente.

Tipos de lojas virtuais

Podemos dizer que de forma geral existem três tipos de lojas virtuais:

Loja online gratuita

Não existe almoço grátis, nem altruísmo que sustente um serviço gratuito de loja virtual. Quando um serviço online é gratuito, o produto é você que usa. Normalmente essas lojas online gratuitas tem severas limitações de personalização, nenhum suporte e naturalmente você não deve saber como usar ou como vender pela internet.

Pontos positivos de uma loja online gratuita

  • Custo zero para começar a ter a sua loja, entretanto, o tempo investido (ou perdido) e a má experiência dos clientes com a loja virtual podem não compensar. Assim você pode acabar, depois de uma experiência negativa, caindo naquela história de que “vender pela internet não vale nada mesmo…”, e perder uma grande oportunidade

Pontos  negativos de uma loja online gratuita

  • A personalização da sua loja é nula, e provavelmente banners e outras propagandas vão aparecer
  • Não tem um profissional te ajudando a montar a sua loja ou configurar ou mostrar o como usar
  • Suporte ínfimo ou inexistente, apenas em textos pela internet ou fóruns confusos
  • Sistema de pagamento único e não configurado

 

Loja virtual por assinatura

É um serviço que oferece uma loja pré formatada instalada em uma hospedagem específica. É muito comum e diversos tipos de serviços de hospedagem já oferecem alguma coisa do gênero. Existem também as empresas focadas só em desenvolver esse tipo de loja. Normalmente com um custo zero de desenvolvimento, mas com um mensalidade fixa. É comum elas estarem atreladas a um tipo específico de formas de pagamento. O suporte tende a ser um pouco melhor para os assinantes. também é comum diferentes níveis de assinatura, onde aumentam os recursos na medida em que aumentam as mensalidades.

Pontos positivos de uma loja virtual por assinatura

  • Uma forma sem dúvida melhor que a loja virtual gratuita
  • Qualidade melhor da loja virtual, mais estável e confiável
  • Algumas possuem um designe e experiência do usuário melhores que outras
  • O custo pode ser um pouco menor que desenvolver uma
  • O suporte pode ser organizado

Pontos  negativos de uma loja virtual por assinatura

  • A personalização da sua loja normalmente é limitada. Se a loja virtual gratuita tende a ser ruim, as por assinatura tendem a ser “duronas”, e você não pode fazer nada sobre isso…
  • Novamente não tem um profissional te ajudando a montar a sua loja e te explicando o que é importante
  • Se o suporte não for bom, você não tem muito a fazer
  • Sistema de pagamento limitados a cada serviço

 

Loja online de desenvolvimento próprio, profissional

Aqui você vai buscar um serviço de desenvolvimento de loja online profissional. O válido é pesquisar algumas lojas que você ache interessante e pegar referências para falar com a empresa que vai desenvolver a sua loja. Uma boa empresa que preste serviços de desenvolvimento para a internet ajuda você a escolher melhor e compreender como as coisas funcionam.

Pontos positivos de uma loja virtual profissional

  • Tem profissionais te ajudando a montar a sua loja e tudo o que deve estar relacionado
  • O design da sua loja pode ser personalizado
  • O suporte pode e deve ser considerado no contrato do serviço
  • Você pode escolher e avaliar os melhores serviços de pagamento online para a sua loja virtual
  • Você pode negociar com a empresa formas de pagamento e etapas do projeto

Pontos  negativos de uma loja virtual profissional

  • Como tudo na vida, você pode não ter sucesso caso não planeje ou escolha um desenvolvedor pouco profissional

Conclusão: Qual tipo de loja virtual devo escolher?

Naturalmente a que se adapta a você nesse momento. Mas o mais importante é compreender que você não é obrigado a abrir sua loja já e acabar escolhendo uma loja ruim. Abrir uma loja virtual é como abrir uma filial do seu negócio, mas só que na internet. É necessário planejamento, analisar a sua capacidade de dar conta desta nova demanda. Conversar com seu gerente de banco, pensar na equipe necessária, planejar qual seria a área que a sua empresa iria oferecer os seus produtos, pois é necessário planejar a entrega e os serviços dos Correios para lojas virtuais. Enfim, é um bom planejamento!

A Zio pode ajudar nisso tudo, temos experiência e conhecimento para ajudá-lo. Confira nosso serviços para lojas virtuais com vários recursos e com sistema de pagamento Cielo, Banricompras! Também desenvolvemos uma loja virtual personalizada para ramo de sapatos e bolsas. E para deixar tudo isso atraente aos seus clientes que pesquisam na internet, temos um serviço de produção e gestão de conteúdo para lojas virtuais.

Em breve falaremos sobre outras dicas para planejar e abrir uma loja virtual e vender pela internet.

Felipe Rodrigues da Silva

Consultor em E-commerce, sócio fundador da ZIO Soluções em Internet, com mais de 15 anos de experiência nas áreas de Internet, TI e Desenvolvimento de Software. E atuou na área de TI, em grandes empresas como Terra Networks, Grupo RBS, Unisinos e outras, hoje atuando como Consultor de E-commerce nos mais diversos segmentos.

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