E-commerce: 7 regras fundamentais para o sucesso de um negócio na web

O comércio eletrônico, anualmente, bate recordes no Brasil. Em 2009, mesmo com a crise econômica mundial, a modalidade cresceu mais de 30%, com um faturamento superior a R$ 10 bilhões, segundo dados do e-Bit.

Para 2010, as perspectivas são ainda melhores. O crescimento deve ser superior a 40% e o faturamento deve chegar aos R$ 15 bilhões, sendo que somente no primeiro semestre deste ano as vendas chegaram a R$ 6,7 bilhões.

Para ter sucesso na rede, entretanto, é preciso método. Pisar na bola em alguns pontos importantes pode ser fatal. Confira abaixo sete dicas da WX7, empresa de soluções em comércio eletrônico, para fazer um negócio respeitado e, portanto, rentável.

Analise o mercado

É muito importante avaliar e monitorar como os seus concorrentes estão utilizando esse novo canal para definir seu posicionamento, mix de produtos, políticas de preço e entregas, entre outros fatores determinantes para o seu sucesso.

Defina a plataforma de vendas ideal

A plataforma de vendas é um dos principais pilares para uma operação de comércio eletrônico de sucesso. Sua loja virtual precisa transmitir segurança e credibilidade para conquistar seu visitante e convertê-lo em consumidor. Ao escolher sua plataforma, procure unir o design com a facilidade de navegação (usabilidade) adequada ao seu público-alvo e produto comercializado, pois assim você passará a percepção de segurança necessária que ajudará no crescimento da sua loja virtual.

Monte sua equipe

Um dos principais diferenciais para se ter sucesso no comércio eletrônico é o atendimento ao cliente. Portanto, é de extrema importância montar uma equipe multidisciplinar para garantir que dúvidas sobre navegação ou produtos e pedidos já realizados sejam sanadas de forma rápida e eficiente. E não se esqueça que um bom gerente é fundamental para cuidar de toda a equipe e da operação.

Prepare sua infraestrutura de TI

Sua plataforma deve ser hospedada em um provedor especializado. Planeje sua capacidade com cuidado para garantir que sua loja virtual tenha um bom desempenho de acordo com o número de visitantes que a acessarão.

Diga que você existe

Uma loja virtual, diferentemente da maioria das lojas físicas que estão localizadas em pontos estratégicos, precisa ser massivamente divulgada para ser conhecida. É de fundamental importância fazer um planejamento de publicidade e marketing focado no retorno do investimento (ROI) para que sua loja virtual cresça e atinja seus objetivos.

Seja pontual nas entregas

Entregar de forma rápida e eficiente e estar preparado para prevenir possíveis atrasos é fundamental para manter a satisfação de seu cliente e fidelizá-lo. Se possuir alguns conhecimentos na área, você pode montar sua própria operação logística. Caso contrário, encontre um parceiro especializado para ajudá-lo.

Acompanhe e não pare de evoluir


Entenda o perfil dos clientes que estão comprando em sua loja virtual e quais ações podem ser feitas para melhorar os resultados. Sempre acompanhe as tendências e, se possível, evolua sua loja virtual antes de seus concorrentes. Nunca pare de inovar! 


Fonte: Administradores

Felipe Rodrigues da Silva

Consultor em E-commerce, sócio fundador da ZIO Soluções em Internet, com mais de 15 anos de experiência nas áreas de Internet, TI e Desenvolvimento de Software. E atuou na área de TI, em grandes empresas como Terra Networks, Grupo RBS, Unisinos e outras, hoje atuando como Consultor de E-commerce nos mais diversos segmentos.

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