KPI.2 – Tamanho médio do pedido ou ticket médio do pedido

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Olá pessoal, mais um post da séria da série sobre os principais KPIs do seu e-commerce e hoje vamos analisar o tamanho médio e o ticket médio dos pedidos, caso tenha dúvidas sobre o que são os KPIs leia o post Quais os principais KPIs ou Indicadores de Desempenho medir em seu e-commerce para ficar por dentro do assunto.

Tamanho médio do pedido ou ticket médio do pedido

Bom aqui podemos ver de duas formas e eu perticularmente prefiro entender o Tamanho médio do pedido como a quantidade média dos itens comprados em cada pedido e o Ticket médio como o valor (em reais – R$) médio de pedido. Como eu vejo o pessoal de confundindo as vezes entre esses termos Tamanho e Ticket resolvi explicar um pouco mais esse item 2.

Sempre gosto de ilustrar com exemplos, vamos imaginar as 3 últimas vendas em sua loja virtual, nestes calculos não consideramos os custos de frete, sobre ele vamos falar mais adiante.

Exemplo:

Venda 1 = 5 itens = R$ 100,00

Venda 2 = 12 itens = R$ 200,00

Venda 3 = 3 itens = R$ 300,00

Resultados:

Tamanho médio: 20 itens comprados / 3 = 6,6 itens por venda

Tícket médio por pedido: R$ 600 / 3 = R$ 200

Como analisar estes números

Tamanho médio dos pedidos

Em média em cada pedido é feito a compra de 6,6 itens, aqui podemos trabalhar no sentido de aumentar esse tamanho médio, avaliando os pedidos que foram acima desta média e entendendo o que os clientes mais compram e quais são os produtos chave devemos investir em divulgação. A criação de Kits é algo que tenho tido bastante resultado na maioria dos clientes, quando se aplica claro.

Ticket médio

Se o ticket médio é alto, em geral refletem tipos de produto onde os seus clientes conhecem e esperam por uma qualidade maior dos produtos e também por um atendimento mais a altura. Deve trabalhar mais os o marketing dos itens de carrinho que fazem parte deste ticket médio mais elevado e trabalhar com produtos personalizados como kits especificos, por exemplo, entendendo melhor o perfil do público que realiza essas compras.

Tickets médios mais baixos, nestes casos é preciso focar no volume de vendas e os custos de logistica e custos fixos são os vilões desta matemática. Você precisa de uma vasão maior de vendas, investindo em canais de distribuição, investir em Marketing Digital como mídia paga como Facebook Ads e Google Adwords em geral os mais utilizados. Sempre preocupado com o seu ponto de equilíbrio neste momento para não cometer erros de investimento em marketing.

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Felipe Rodrigues da Silva

Consultor em E-commerce, sócio fundador da ZIO Soluções em Internet, com mais de 15 anos de experiência nas áreas de Internet, TI e Desenvolvimento de Software. E atuou na área de TI, em grandes empresas como Terra Networks, Grupo RBS, Unisinos e outras, hoje atuando como Consultor de E-commerce nos mais diversos segmentos.

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