Quais os principais KPIs ou Indicadores de Desempenho medir em seu e-commerce

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Quando falamos de KPIs as possibilidades são infinitas, pois podemos criar nossos indicadores de acordo com as informações que queremos alcançar então vamos listar alguns que consideramos os princimais para você que deseja iniciar as medições de seu e-commerce e mais abaixo uma lista com diversos outros KPIs que você deve pensar a médio e longo prazo.

Os primeiros indicadores a serem medidos
1. Vendas por período.
2. Tamanho médio do pedido.
3. Margem média de lucro.
4. Taxa de conversão.
5. Taxa de conversão da página de produto.
6. Taxa de abandono do carrinho.
7. Novos Clientes X Clientes que já compraram antes.

O próximo passo,
8. Participação de mercado.
9. Número de pedidos onde um produto foi vendido com outros produtos complementares.
10. Níveis de estoque.
11. Tráfego da loja virtual.
12. Visitantes Únicos versus Visitantes Frequentes.
13. Tempo na loja virtual.
14. Page Views por visita.
15. Assinantes da e-news da loja.
16. Número de seguidores, comentários, likes e shares no Facebook, Twitter, Instagram ou Pinterest.
17. Número de seguidores, comentários, likes e shares no blog da loja virtual.
18. Número de visualizações dos vídeos da loja no YouTube.
19. Tempo de carregamento da página.
20. Tempo de carregamento da página frente aos concorrentes.
21. CTR de web banners ou qualquer outro tipo de propaganda na web ou na própria loja virtual.
22. Número e qualidade das resenhas de clientes na loja virtual.
23. Custo de Aquisição de Clientes por canal
24. Posicionamento de SEO da loja por palavra chave.
25. Custo por pedido.

Após a sua loja virtual estar com um bom fluxo de vendas é importante compeçar a pensar em indicadores mais elaborados que vão auxiliar mais e mais em suas tomadas de decisão.

26. Participação dos TOP30% dos clientes no total de vendas da loja virtual.
27. Número de vezes que o cliente volta a loja virtual até comprar o produto.
28. Sessões de chat iniciadas.
29. E-mails de clientes respondidos.
30. Número de telefonemas atendidos.
31. Velocidade da resposta.
32. Tempo de Resolução dos problemas.
33. Número de vendas com Recomendações Cross-Sell e Up-Sell.
34. Margem por categoria de produtos.
35. O tal do “Lifetime customer value”.
36. Número de e-mails enviados.
37. Número de cliques nos e-mails.
38. Taxa de Rejeição dos emails.
39. Número de Indique a um amigo via e-mail.
40. Vendas por e-mails.
41. Número de e-mails personalizados enviados.
42. Número de resultados de busca com “Nenhum resultado”.
43. Número de resultados de busca com 10 produtos.
44. Número de resultados de busca com até 25 produtos.
45. Número de resultados de busca com até 50 produtos.
46. Número de Clientes Advogados da loja virtual.
47. Net Promoter Score.
48. Número de downloads de alguma coisa da loja virtual.
49. Bounce Rate da loja.
50. Página de Saída da loja, ou seja, a página onde o visitante cai fora.

Aqui foi uma listagem simples dos KPIs que consideramos importantíssimos para auxiliá-lo em suas tomadas de decisão, falar sobre KPIs é muito mais complexo, cada um destes 50 itens acima geram tranquilamente um post novo a cada dia e assunto por um bom tempo.

Em breve falaremos mais detalhadamente sobre cada um deles.

Deixe nos comentários o item que você tem mais interesse em saber mais sobre o assunto.

Felipe Rodrigues da Silva

Consultor em E-commerce, sócio fundador da ZIO Soluções em Internet, com mais de 15 anos de experiência nas áreas de Internet, TI e Desenvolvimento de Software. E atuou na área de TI, em grandes empresas como Terra Networks, Grupo RBS, Unisinos e outras, hoje atuando como Consultor de E-commerce nos mais diversos segmentos.

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