5 dicas para Social Media Marketing de sucesso

Artigo de Thaís Pontes

Eu achei muito interessante esse gráfico (apresentado pelo Marcelo Trípoli no SMBR). Ele marca bem o que estamos vivendo em relação à publicidade nos dias de hoje… É o compartilhamento de informações online desbancando a mídia de massa quando assunto é influência. A mesma apresentação do Trípoli trazia a informação de que 76% dos consumidores não acreditam mais que a publicidade tradicional, aquela que vem guela abaixo nos intervalos da novela, fala a verdade.

Então, bem no clima Dica Do Dia, baseada no meu trabalho na Talk e em mil pesquisas, escrevi 5 dicas para uma ação de sucesso em mídias sociais.


Produção de conteúdo relevante
Conteúdo é a nova propaganda. A simples exposição de mensagem não está com nada. É preciso gerar um conteúdo relevante e interessante para que a repercussão daquilo seja o mais espontânea possível. Um comercial de TV não é ideal para o YouTube. O conteúdo aqui deve ser útil, curioso, conveniente e, se possível, participativo. Propaganda tradicional é pra mídia tradicional, não social.

Ouvindo o usuário

Outro ponto forte para trabalhar uma marca em Social Media é o relacionamento com o usuário. É essencial ouvir o que ele tem a dizer. A pegada da campanha deve ser baseada nisso. Para tal é necessário um amplo monitoramento da imagem da marca antes do início da campanha. A opinião do usuário é a chave para uma ação bem-sucedida.

Transparência
Criar perfis falsos, comprar opiniões, plantar comentários e enviar spams são tiros no pé. O usuário vai descobrir se você está agindo de má fé e sua ação vai por água abaixo. Autenticidade é fundamental.

Disseminar de forma inteligente
Ao postar sua ação num fórum ou numa comunidade, você está agregando valor a ela? Quão válido foi o seu comentário ali? Ser intrusivo não é indicado. O conteúdo deve ser levado para onde seja útil ao usuário.

Inovação
A dica aqui é envolver na ação o uso de novas tecnologias, desenvolvendo ferramentas inovadoras e aplicativos interessantes. Mais uma vez, a propaganda tradicional não tem vez nas mídias sociais. O desafio é dar o usuário o que falar.

Falando em desafio…
O maior desafio da publicidade em Social Media é estimular a repercussão espontânea do conteúdo. É desenvolver uma ação que seja interessante o bastante para ser transmitida boca-a-boca entre os usuários. Para isso é preciso tornar claro a importância da Social Media e não considerá-lo secundário. O especialista em Social Media deve estar envolvido na campanha desde o início, para evitar que depois do material pronto ouça a célebre frase: “Sai um viralzinho no capricho aí pra mim?”.

Felipe Rodrigues da Silva

Consultor em E-commerce, sócio fundador da ZIO Soluções em Internet, com mais de 15 anos de experiência nas áreas de Internet, TI e Desenvolvimento de Software. E atuou na área de TI, em grandes empresas como Terra Networks, Grupo RBS, Unisinos e outras, hoje atuando como Consultor de E-commerce nos mais diversos segmentos.

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