Boas Práticas do Email Marketing: o que leva uma edição a ser bloqueada?

Já explicamos em outro post o que significa o status “Em Moderação” (ver “Boas Práticas de email marketing: Status Em Moderação”), mas como saber exatamente o que leva uma edição a ser cancelada pela nossa equipe de moderação? O usuário pode evitar esse tipo de problema lendo atentamente os Termos de Uso da nossa ferramenta de email marketing, mas sabemos que a maior parte das pessoas não lê a letrinha fina dos contratos. Tudo bem, veja no post de hoje um resumo para que você possa se orientar e evitar atrasos e complicações em futuras edições.

Em geral, a Equipe de Moderação presta atenção no Conteúdo das edições a serem moderadas e avalia se está dentro dos Termos de Uso. Além do conteúdo, também há algumas questões a serem consideradas em relação à lista de destinatários, que deve estar condizente com boas práticas do email marketing. Na dúvida, veja abaixo o resumo do que pode e do que não pode ser feito em relação à lista de Contatos e em relação ao Conteúdo.

Listas de Contatos

Permitido
* Pessoas que tenham optado por entrar na sua lista através do seu site.
* Pessoas que tenham optado por entrar na sua lista pessoalmente.
* Pessoas que tenham feito a opção de receber email em um site parceiro.
* Fazer envios no nome de um cliente para uma lista de contatos que tenha optado por receber emails desse cliente.
* Pessoas que tenham comprado um produto seu, or participado de um evento organizado por você e tenham cedido seus emails para receber novidades da sua empresa.
* Pessoas que trabalham na sua empresa.
* Releases enviados para jornalistas que se registraram no seu site.

Não Permitido
* Listas compradas de terceiros (mesmo que alegadamente “opt-in”).
* Listas alugadas de terceiros.
* Fazer envio para conseguir opt-in.
* Envio de currículos para potenciais empregadores.
* Destinatários cujos emails você adquiriu sem permissão, mesmo que você considere que eles realmente gostariam de receber sua mensagem.
* Releases enviados para jornalistas que não optaram por recebê-los.
* Todos os emails da sua lista de contatos obtido ao longo de anos através de relacionamento com você. Uma simples troca de emails não constitui opt-in.

Conteúdo

Permitido
* Enviar novidades sobre a sua empresa ou ramo de atuação
* Envio de promoções ou lançamento de novos produtos
* Releases jornalísticos
* Comunicados ou anúncios

Não Permitido
* Promover, divulgar ou convidar participantes para pirâmides, marketing de rede, marketing multinível ou negócios semelhantes com ofertas como: “trabalhe em casa”, “fique rico rápido” e “independência financeira”.
* Enviar mensagem de e-mail que contenha qualquer incentivo (cupom, desconto, comissão ou remuneração) com o intuito de encorajar o destinatário a reenviar a mensagem de e-mail para outro destinatário.
* Conteúdo pornográfico (incluindo, mas não limitado a revistas, vídeos e software), ilícito, produtos sexuais pornográficos, mercadorias ilegais, drogas ilegais e programas piratas de computador.
* Divulgar ou comercializar material que explore crianças ou que de qualquer forma utilize o trabalho infantil em sua produção.
* Fornecer, vender ou oferecer produtos, serviços ou conteúdo freqüentemente associado a e-mails comerciais não solicitados .
* Fornecer material ofensivo, incluindo expressões evidentes de intolerância, preconceito, racismo, ódio ou qualquer conteúdo inadequado ou censurável.
* Divulgar qualquer informação pessoal sobre crianças sem o seu consentimento (ou de seus pais, no caso de menores).
* Vender ou promover qualquer produto ou serviço que seja ilegal na localidade de destino.
* Introduzir vírus, worms, hamful code e/ou Trojan na Internet.
* Publicar qualquer conteúdo que defenda, promova ou que incentive violência contra qualquer governo, organização, grupo ou indivíduo, ou mesmo que forneça instruções ou informações para realizar este tipo de violência.
* Fornecer conteúdo, incluindo imagens de autores, artistas, fotógrafos ou outros, sem a expressa autorização dos detentores dos direitos autorais.

Fonte: emailmanager

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Felipe Rodrigues da Silva

Consultor em E-commerce, sócio fundador da ZIO Soluções em Internet, com mais de 15 anos de experiência nas áreas de Internet, TI e Desenvolvimento de Software. E atuou na área de TI, em grandes empresas como Terra Networks, Grupo RBS, Unisinos e outras, hoje atuando como Consultor de E-commerce nos mais diversos segmentos.

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