Dicas para o seu e-commerce se preparar e aproveitar o Black Friday

Black Friday

O primeiro Black Friday do Brasil foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional.

Os descontos oferecidos no Brasil são muito mais modestos do que os americanos que chegam a 40% em produtos de diferentes categorias e gerando 5 milhões em vendas em um único dia. Assim como nos Estados Unidos, a Black Friday Brasil acontece anualmente na quarta sexta-feira de novembro. Há registros de que o evento também aconteça em lojas físicas, pelo menos no Brasil e Estados Unidos.

Um problema muito sério que ocorre no Brasil são os descontos “maquiados”, ou seja, as lojas sobem o preço uma semana antes do Black Friday e baixam no dia do evento alegando “mega descontos”. Isso acaba gerando um descrédito pelo consumidor que deixa de acreditar nas suas ofertas.

Então veja algumas dicas simples que listamos para você se sair bem e aproveitar este evento:

Ofereça descontos reais aos produtos ofertados

Escolha os produtos mais procurados para colocar em oferta e ofereça realmente um desconto sobre o valor real do produto, em resumo não eleve os preços para depois dar um desconto, isso não é uma estratégia de marketing e apenas coloca a sua loja em descrédito com o seu cliente e consumidor que esta cada vez mais atento para estas práticas.

Esteja preparado com o estoque e a logística necessária para atender a demanda em vendas

Organize-se com o seu fornecedor, instrua seus funcionários, informação é tudo tanto para o seu cliente quanto para o seu funcionário, não coloque produtos que você não tem a pronta entrega e se colocar crie um planejamento para a entrega desses produtos aos clientes para que ele saia da loja ciente de que fez um bom negócio e receberá o produto em alguns dias em sua casa, isso tanto para lojas físicas quanto para lojas virtuais.

Ofereça descontos mais atraentes

Ganhar um lucro pequeno ou até mesmo não ter lucro na venda de um produto pode ser um bom motivo para atrair novos clientes e principalmente fidelizá-los, pois deixando de ganhar em cima de uma venda de um produto pode ter um custo menor do que você gastaria com uma ação de marketing. E o que você quer com uma ação como a do Black Friday não é só uma venda a mais e sim um cliente a mais, pense nisso.

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Felipe Rodrigues da Silva

Consultor em E-commerce, sócio fundador da ZIO Soluções em Internet, com mais de 15 anos de experiência nas áreas de Internet, TI e Desenvolvimento de Software. E atuou na área de TI, em grandes empresas como Terra Networks, Grupo RBS, Unisinos e outras, hoje atuando como Consultor de E-commerce nos mais diversos segmentos.

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