O que significa SEO, SEA, SEM, SMO e o que meu e-commerce precisa

Sem Seo Sea Smo Marketing

Quem já possui um e-commerce certamente já se deparou com essas siglas, mas o que elas significam e como elas podem auxíliar para o sucesso do seu e-commerce. E pessoal, tudo que será descrito abaixo precisa e DEVE também ser pensado para Mobile, uma loja virtual hoje não vive sem pensar para o seu público mobile.

Definição simples

Sendo simples e direto e fazendo um comparativo com as principais ferramentas do mercado, sim existem diversas outros, mas eu vou referenciar as que eu julgo as principais para simplificar ainda mais o entendimento:

  • SEO = Search Engine Optimization = Otimização para mecanismos de pesquisa = Google, orgânico, gratúito;
  • SEA = Search Engine Advertising = Anúncios dentro de mecanismos de pesquisa = Google Adwords, pago;
  • SMO = Social Media Optimization = Otimização para mídias sociais = Facebook, Twitter e outras ferramentas;
  • SEM = Search Engine Marketing = Markering em mecanismos de pesquisa = São estratégias unindo SEO, SEA e SMO;

Vamos detalhar um pouco mais cada uma delas

Eu sempre digo aos meus clientes de consultoria:

Quando um futuro visitante da sua loja virtual acessar o google para fazer uma pesquisa, ele vai pesquisar por um produto que você vende e em pouquíssimos casos, pesquisará o nome da sua loja, mas se você parar para pensar você deseja conquistar esses clientes que ainda não conhecem a sua loja, nem a física, nem a virtual, porque aqueles clientes que pesquisam no google o nome da sua loja, já conhecem a sua loja física e o seu atendimento.

Uma prática que adotamos é a implementação do Funil de Vendas para sua loja virtual, acesse o link e entenda como realizamos essa consultoria para a sua loja virtual.

Então o que significa cada uma dessas siglas e como podemos usar essas práticas em nossa loja virtual

SEO, indispensável para a sua loja virtual, envolvem a programação da sua plataforma de e-commerce alinhado as práticas de uma boa descrição, título e urls amigáveis para seus produtos sejam exibidos de maneira orgâniga (gratúita) no google e em todos os outros mecânismos de pesquisa.

SEA, sua loja virtual, tem que ter, mas no momento certo, SEA nada mais é do que a criação e a gestão de suas camapanhas patrocinadas em Google Adwords, Bing Ads, etc. Sim gestão porque elas precisam de acompanhamento basicamente em busca de um CTR mais algo, SEMPRE.

SMO: Otimização de Mídias Sociais, caso você opte pos estar nas redes sociais, então tem que estar presente, ninguém aguenta um perfil ou uma página no facebook, twitter, linkedin, instagram, etc, etc, etcf. Aumentar a quantidade de visitantes e seu engajamento através de diversas estratégias dentro e fora das redes sociais.

SEM: Marketing para Ferramentas de Busca, é um conjunto de ações que visa melhorar a visibilidade da sua loja virtual nos buscadores. Utilizando como estratégia o SEO, além dos links patrocinados o SEA, SMO e outras ferramentas.
Todas essas práticas exigem, dedicação e conhecimento específico para que sua loja virtual alcance os resultados esperados, então, contrate profissionais qualificados para realizar essas tarefas, não veja essas práticas como um custo mas sim como um investimento.

 

Outra frase que eu sempre digo aos meus clientes:

Assim como você opta pagar um aluguel mais caro porque você sabe que aquele ponto comercial trará mais visibilidade para o seu negócio e convertendo em vendas, você precisa pensar nessas práticas de SEO, SEA, SEM, SMO da mesma maneira.

Felipe Rodrigues da Silva

Consultor em E-commerce, sócio fundador da ZIO Soluções em Internet, com mais de 15 anos de experiência nas áreas de Internet, TI e Desenvolvimento de Software. E atuou na área de TI, em grandes empresas como Terra Networks, Grupo RBS, Unisinos e outras, hoje atuando como Consultor de E-commerce nos mais diversos segmentos.

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