E-Commerce: Chaves de Ouro para o Sucesso de um Comércio Eletrônico

Chave de Ouro “Foco”
Seja uma loja que crie um foco em uma parcela especifica de potenciais clientes, e faz dessa clientela algo para cativar, cuidar e principalmente conquistar. Ficará muito fácil e econômico apostar num público especifico. Esses possíveis consumidores já estarão mais propensos a experimentar a compra por se identificarem com os produtos ou serviçosdo comércio. Não precisamos atirar para todos os lados, escolhemos alvos certeiros e gastemos nossas munições com precisão aumentando as chances de acerto no final.
Chave de Ouro “Diferencial”
Seja uma loja diferente do trivial, devemos procurar meios de oferecer algo que vá além do mercado atual. Quando se deseja manter a frente ou ainda conquistar novos mercados, se faz necessário aplicar novas regras e metodologias desconhecidas, que sendo aprovadas serão utilizadas como benchmarks no futuro pelos concorrentes. Todos gostam de novidades e principalmente se estas lhe trouxerem experimentos positivos, com certeza serão lembrados no momento de uma nova escolha de compra.
Chave de Ouro “Agilidade”
Seja uma loja mais do ágil, ofereça processos acima das expectativas dos consumidores. Mostremos que a execução de todo os processos da venda é a alma do negócio e que para isso não será poupado nenhum recursos para concretizar as soluções de forma mais rápida. Devemos agir antes do esperado para mostrar aos nossos clientes que estão totalmente prontos para intervir em qualquer questão, seja ela positiva ou negativa.
Chave de Ouro “Transparência Total”
Seja uma loja que não tenha nada, absolutamente nada a esconder. Faça com que todas as informações pertinentes sejam claras para um bom entendimento e estejam dispostas de maneira para serem facilmente localizadas. O processo de confiança se torna maior quando consumidores conseguem sentir que tudo esta as claras e que não existem regras ocultas ou ainda mal explicadas.
Chave de Ouro “Negociar”
Por trás de qualquer loja existe sempre a figura do negociante. Todo o comércio se baseia neste elemento que irá conduzir toda a experiência de compra dos consumidores, por isso é tão importante criar o hábito de negociar. Toda negociação tem um ou mais objetivos de ambos os lados, se durante todos os processos, esses objetivos forem atendidos plenamente, ambas as partes ficaram satisfeitas e voltaram a fazer negocio novamente com certeza.

 

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Felipe Rodrigues da Silva

Consultor em E-commerce, sócio fundador da ZIO Soluções em Internet, com mais de 15 anos de experiência nas áreas de Internet, TI e Desenvolvimento de Software. E atuou na área de TI, em grandes empresas como Terra Networks, Grupo RBS, Unisinos e outras, hoje atuando como Consultor de E-commerce nos mais diversos segmentos.

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